domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água


Hoje é o dia mundial da água e o gasto de água na fabricação dos produtos escolares pode ser citado como exemplo para se tentar entender o impacto ambiental das compras de volta às aulas. Para fazer uma folha de papel de tamanho A4 são consumidos cerca de 10 litros de água. Dessa forma, uma classe com 30 alunos cuja lista de materiais pede que cada estudante compre um pacote com 100 folhas desse tipo de papel a cada ano, gera um consumo de cerca de 3 mil folhas, ou seja, um gasto de 30 mil litros de água para a produção desse material.
O lançamento de produtos sustentáveis e com tecnologia que confirmam a preocupação com a preservação do meio ambiente. Para se ter uma idéia, a Faber-Castell produz anualmente cerca de 1,8 bilhão de EcoLápis de madeira. Uma parte desse volume é exportada para mais de 70 países.
O brasileiro está no topo da lista dos maiores consumidores de água no mundo. Cada pessoa consome 200 litros de água por dia. O número é cinco vezes maior do que o recomendado pela OMS, que é de 40 litros. Escovar os dentes com a torneira aberta, lavar o carro ou molhar as plantas com mangueira, também são hábitos que ajudam a aumentar o consumo.

Um comentário:

Delamare MC Filho disse...

Realmente não praticamos o consumo de água de forma correta, mas estes hábitos podem estar com os dias contados. Uma postagem bastante inteligente e parabéns para quem teve esta brilhanate ideia.