terça-feira, 17 de março de 2009

Livro de geografia da rede estadual de SP tem dois Paraguais

É um escândalo o livro de geografia que o governo do estado distribuiu para alunos do 7º ano (6ª série) do ensino fundamental. O mapa da América do Sul está cheio de erros. Tem país sobrando e país faltando. Impressiona a falta de cuidado, tem até nome de país repetido. E as informações erradas estão chegando para os alunos da rede pública estadual. Foi invertido o Paraguai com Uruguai e colocando o nome do Paraguai dentro da Bolívia. Além disso o Equador não aprece no mapa. Sem isso, o aluno não tem informação para responder à seguinte questão, na página ao lado: Quais são os países sul-americanos que não fazem fronteira com o Brasil? "Aquele livro que está destinado a aluno do 7º ano (6ª série) pode ficar na biblioteca e também atender a pesquisa de menino do 6º ano (5ª série). Isso acaba multiplicando o erro, porque inclui o número de alunos que vão usar esse livro hoje e pelos tantos que possam ter acesso a esse livro anos seguidos.” disse uma educadora da USP.


Huguette Theodoro, gerente pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, disse que 500 mil livros foram impressos com o erro e que todos os exemplares distribuídos com a falha nos mapas serão recolhidos. A Fundação Vanzolini, que preparou os livros.
Clique na imagem para ampliar as fotos.

Um comentário:

Anônimo disse...

é bastante lamentável.
mas gostaria de abordar outro assunto, que tem esse mesmo viés: os livros pedagógicos disponibilizados pelo governo. para ilustrar minha apreensão, narro uma situação: uma mãe numa reunião ouviu de uma professora de seu filho (por acaso correu noutra escola da rede pública aqui em guará) depois de indagada a respeito da não utilização dos livros didáticos por parte de seu filho: “nós não conseguimos usar, pois eles vem pra crianças mais avançadas, nossos alunos não conseguem acompanhar.” Gostaria muito Nilsa que esse assunto fosse abordado com seus professores. Será que eles sentem a mesma dificuldade na utilização desses livros em sala de aula? Depois me responda por aqui, por favor. Obrigada