quinta-feira, 4 de junho de 2009

Curiosidades sobre Festa Junina

A festa junina é a segunda maior festa comemorada no Brasil perdendo somente para o carnaval.É uma festa de celebração aos três mais importantes santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

História
A origem da Festa Junina é anterior a era Cristã. Longe de ser uma comemoração religiosa as festas no mês de junho ocorriam para invocar a fertilidade e trazer fartura nas colheitas por diversos povos (celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios). Ocorriam no tempo do solstício de verão (época em que o sol atinge seu ponto mais alto no céu, no hemisfério norte) e eram caracterizadas pela dança, a fogueira e muita comida. Posteriormente é que foi associada, pelos católicos, ao aniversário de São João (24), depois Santo Antônio ( 13) e São Pedro (29).

Música
O ritmo típico é o forró. Na quadrilha a música mais tocada é "Festa na Roça" de Mário Zan.Outras músicas conhecidas são:Capelinha de Melão, Olha pro céu meu amor, Pula a fogueira, Cai cai balão, Sonho de papel .

Um comentário:

Iza Costa disse...

Olá pessoal!
O Blog está cada dia mais legal!
Este texto sobre a festa junina é muito interessante; traz recordações da minha escola em Paraty, das festas...
o importante é que nossas crianças tenham diversão, conhecimento, mas seria bom mesmo se não vendessem bebidas alcóolicas nas festas, pois isso estraga muito!

Abraços a todos!

viva Santo Antonio, São João e São Pedro!