quinta-feira, 4 de junho de 2009

O Consumo de Energia em Computadores

É muito comum que ao instalarmos banda larga em nossos computadores, ele permaneça bem mais tempo ligado que anteriormente, mesmo que não haja ninguém a frente dele.
Motivo de muita controvérsia, este ato de deixar a máquina ligada por dias ininterruptamente é apontado como grande colaborador para a composição final de sua conta de luz.
Calcular o consumo médio de seu computador é relativamente simples a partir do momento em que você toma conhecimento de sua potência real.

Vamos calcular o consumo médio de quilowatts hora consumidos de um computador (sem levar em conta monitor, modem, caixas de som e demais equipamentos) que tenha uma configuração básica.

Então, às contas!
Para calcular o valor de kWh, existe uma fórmula bastante simples:
Potência real X tempo de uso / 1000
Baseando-se nos resultados obtidos em nosso exemplo, agora iremos calcular quantos watts cada computador consome permanecendo ligado por 5 horas todos os dias durante 30 dias:
(249 X 5 horas )/ 1000 = 1,245 KWh

Em um mês, este computador terá consumido cerca de 37,35 kWh, totalizando R$10,00.
Agora que já sabemos a média de consumo mensal de cada um dos nossos exemplos, vamos compará-la com a média de consumo de alguns produtos eletrônicos que também possuímos em casa.


1 – A tarifa usada em computador1 é a da Bandeirante, no valor de R$ 0,26782.
2 – Considera-se o uso da máquina para 10 lavagens mensais.
3 – Considera-se o uso do chuveiro por uma hora todos os dias durante 30 dias.
4 – Considera-se o uso em 10 dias diferentes, durante uma hora a cada dia.

Dicas para poupar energia

Independente da quantidade de energia consumida pelo seu computador, você pode amenizar estes valores através de medidas simples como evitar deixá-lo ligado sem motivo, desligar o monitor e as caixas de som também sempre que não estiverem sendo usadas.

Fonte: site Fatecandos

Nenhum comentário: