
2. Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.
Galhardo em ação;
Palavras da Diretora:
Até que enfim temos um Blog. É um sonho acalentado há muito tempo. Queríamos um espaço aberto, isto é, onde todos pudessem ver e participar do cotidiano da nossa querida “Galhardo”... Todos podem e devem acessar, conhecer a cultura, soltar a imaginação. Nós, educadores, queremos os pais como aliados no ensino dos filhos. Nossa Escola visa um ensino de Qualidade. Temos um corpo administrativo empenhado para que tudo aconteça de melhor para nossa instituição, tendo como prioridade, o aluno. Temos também um corpo docente dedicado e atuante, funcionários que executam seu trabalho com responsabilidade, eficiência e amor. Nossa escola procura vivenciar uma realidade onde se busca vencer o desafio de garantir o acesso e a permanência do aluno, com sucesso, bem como a qualidade dos serviços prestados por ela; visto que a sociedade está cada vez mais exigente em relação à formação plena do cidadão consciente, crítico e participativo, em consonância com o que pauta a LDB nº 9.394/96. Para nós, o grande desafio do sistema educacional e dos educadores é fazer com que os alunos tenham sucesso no sentido global, “aprendendo a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”, baseando-se no respeito, na autonomia e na responsabilidade. O Blog foi uma conquista de nossa Escola e, nossa equipe, espera que muitos internautas acessem o nosso portal, nos dêem sugestões, opiniões e que os pais participem ativamente de mais esta conquista.Nilsa Monteiro
Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos.
A média nacional do Ideb em 2005 foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental. Em 2007, essa nota subiu para 4,2, ultrapassando as projeções, que indicavam um crescimento para 3,9 nesse período. O indicador já alcançou a meta para 2009. Se o ritmo for mantido, o Brasil chegará a uma média superior a 6,0 em 2022. É o mesmo que dizer que teremos uma educação compatível com países de primeiro mundo antes do previsto.
Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
A partir da análise dos indicadores do Ideb, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso Todos pela Educação e da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Em 2008, todos os 5.563 municípios brasileiros aderiram ao compromisso. O ministro da Educação, Fernando Haddad, telefonou pessoalmente para os 15 últimos prefeitos que ainda não haviam assinado o termo de adesão. No dia 30 de julho deste ano, foi completada a inscrição de 100% dos municípios brasileiros. Assim, todos os municípios e estados do Brasil se comprometeram a atingir metas como a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade.
O MEC dispõe de recursos adicionais aos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para investir nas ações de melhoria do Ideb. O Compromisso Todos pela Educação propõe diretrizes e estabelece metas para o Ideb das escolas e das redes municipais e estaduais de ensino.
Assessoria de Comunicação Social