quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Projeto Cine Tela Brasil traz cinema de graça


O diretor de cultura Humberto Miranda (Beto Mi) explica que o Projeto é uma parceria com a CCR Nova Dutra e traz para Guaratinguetá uma moderna e confortável sala de cinema itinerante com 225 lugares, instalada na Avenida João Rodrigues Alckmin – Parque do Sol – em frente à FATEC.

Confira a sequência da programação:

Dia 29 de outubro (quinta-feira)

  • Às 08h30: Garoto Cósmico (livre);

  • Às 10h: Romance (12 anos);

  • Às 13h30: Pequenas Histórias (livre);

  • Às 15h: Era uma Vez (14 anos).

Dia 30 de outubro (sexta-feira) – Ponto Facultativo Municipal

  • 14h30: Garoto Cósmico (Livre);

  • 16h: Pequenas Histórias (Livre);

  • 18h: Romance (12 anos);

  • 20h: Era uma Vez (14 anos).

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Homenagem aos Professores



A Equipe Gestora parabeniza todos os professores da escola Galhardo.

sábado, 17 de outubro de 2009

Use a tecnologia para ser uma mãe melhor


Ele chega da escola ouvindo música e decide ver um pouco de televisão. Depois, vai ao computador para navegar na internet. Em seguida, joga videogame. Você fica aflita com tantos aparelhos eletrônicos na rotina do seu filho? Esse sentimento é natural. Afinal, sua infância foi bem diferente, com boneca de pano, bola, brinquedos improvisados e brincadeiras de roda. Ele, por outro lado, é da geração que nasceu mergulhada em tecnologia.

Valéria Portella, autora do livro Pais e Filhos Conectados (ed. Artes e Ofícios), diz aos pais que estar por dentro do universo do filho é fundamental na hora de orientá-lo. Ela ensina duas maneiras de lidar com isso. "Uma é ser parceira do entusiasmo da criança por essas novas tecnologias, descobrindo tudo junto com ela. Outra é aproveitar essa habilidade dos pequenos para aprender com eles", ensina. Você confere aqui algumas dicas para aproveitar melhor essa tecnologia:



internet:

Aproveite: Ela pode aperfeiçoar o raciocínio, distrair, incentivar amizades e ajudar nas pesquisas escolares .

Cuidado:Coloque o computador em uma área comum da casa. Se possível, evite colocar no quarto da criança. Na sala, por exemplo, você consegue acompanhar melhor o que seu filho anda fazendo ali. Cobre as tarefas da escola. Seu filho até pode usar MSN ou salas de bate-papo para trocar informações com colegas da escola. Mas está errado fazer todas as lições no computador e não abrir o livro ou caderno para complementar.
Oriente-o a não oferecer informações pessoais na rede para evitar o contato com pessoas mal-intencionadas. A primeira coisa a ser feita é informar bem a criança de que esses riscos existem. Também é importante evitar a superexposição em sites de relacionamento (Facebook, Orkut, Twitter), MSN ou blogs. Você deve pedir a seu filho que não exiba fotos, nome da escola onde estuda, telefones e endereço de casa.

MP3, MP4, Ipod...

Aproveite: Música faz bem à alma! Seu filho pode até ter um gosto musical totalmente diferente do seu. Mas que tal se, de vez em quando, você compartilhar o fone de ouvido com ele? É mais um motivo para vocês ficarem juntinhos.

Cuidado: Alerte-o sobre possíveis problemas de audição pelo volume exagerado no uso desse tipo de aparelho. Estipule horários! Ouvir música na hora da lição de casa pode prejudicar a concentração.


Televisão:

Aproveite: Ela é uma fonte de informação e diversão. Não tem como proibir seu filho de ver um programa que ele gosta se você também assiste sua novela todo dia. Então, deixe-o ver um pouco de televisão nos intervalos do estudo.

Cuidado: Tudo em excesso faz mal! Com televisão não é diferente. Se ele usa muito computador e videogame, as horas de televisão devem ser reduzidas. Fique atenta à faixa de idade indicada nos programas que ele costuma assistir.



Celular:

Aproveite: Você fica mais segura quando seu filho sai com celular? Ele visita os amigos e vai sozinho às festinhas? Se ele já sabe mexer no aparelho e você se sente melhor assim, ele pode usar!

Cuidado: Ele precisa saber que a responsabilidade pela perda do aparelho é dele. Por isso, precisa saber cuidar.Oriente-o a não passar o número do celular dele para estranhos. Fique atenta às ligações que ele faz e recebe.


Video Game:
Aproveite: Os jogos ajudam crianças e adolescentes a raciocinar melhor e com mais rapidez. Isso porque os desafios em vários níveis de dificuldade fazem o jogador exercitar o cérebro com maior intensidade. Boa essa notícia, né?

Cuidado: Controle o tempo que seu filho dedica aos games. O aconselhável é que ele fique no máximo duas horas por dia em frente do videogame e do computador.

Compre jogos respeitando a idade e a maturidade da criança. Dê preferência aos que estimulem a competição saudável. Quem sabe até você não se arrisca em uma partidinha! Seu filho vai adorar ver você dentro da brincadeira que ele mais gosta.


Fonte: Educar para crescer

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Inscrições para bolsa de estudos no Senac



Os interessados em participar do processo de triagem para bolsas de estudo em cursos técnicos do Senac com início no 1º semestre de 2010 têm de 1º/9 a 1º/11/2009 para se inscrever. O objetivo do Senac é facilitar o acesso de pessoas de baixa renda à educação de qualidade. Por isso, oferece bolsas de estudo em cursos técnicos em dezenas de áreas do mundo profissional, como administração; arte e cultura; bem-estar; cinema, vídeo e TV; design; enfermagem; e eventos, entre muitas outras opções.

Para se inscrever é preciso ter renda familiar per capita de um salário-mínimo e meio no máximo. Além disso, a pessoa que se candidata a uma bolsa de estudo não pode estar fazendo outro curso no Senac nem participando de outros processos de bolsas na instituição.

O processo de seleção dos candidatos monta uma lista (ranking) considerando a renda familiar e o número de pessoas que usam e contribuem para a economia da casa, além do nível de escolaridade da pessoa interessada na bolsa, sua situação de trabalho e se a pessoa possui alguma deficiência.

Os mais bem posicionados nesse ranking são chamados para a segunda etapa do processo. Nela, o candidato à bolsa deve entregar cópias dos documentos que comprovem sua situação social e financeira e passar por entrevista com a Comissão de Bolsas da unidade do Senac em que quer estudar.

Os candidatos que passarem por todas as etapas e forem beneficiados recebem, gratuitamente, todo o material didático para a realização do curso.

Clique aqui
para inscrições.

Para maiores informações o Senac de Guaratinguetá fica na Av. Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 - Centro Guaratinguetá - SP
CEP: 12500-100
Telefone: (12) 2131-6300
Fax: (12) 2131-6317
Horário:de segunda a sexta-feira, das 12 às 22 horas e aos sábados, das 9 às 18 horas.
Para ver os cursos oferecidos pela unidade de Guaratinguetá, clique aqui.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Brasil tem a 45ª melhor banda larga entre 66 países



Segundo o site IDG Now!: O Brasil atingiu a 45ª posição em um ranking sobre qualidade mundial da banda larga elaborado de maneira conjunta entre as universidades de Oxford e de Oviedo, que conta com a participação de 66 países.


A pontuação do Brasil está abaixo dos 30 pontos médios registrados pelo estudo e coloca o País atrás de Estônia, Canadá, Grécia, Irlanda, Ucrânia e Catar, entre outros. Países em posição pior que o Brasil contam com Argentina, Arábia Saudita, México e Paquistão.


Entre as cidades brasileiras com melhor qualidade na conexão banda larga aparecem Salvador (122ª), Belo Horizonte (133ª), Brasília (135ª), São Paulo (139ª) e Rio de Janeiro (147ª).

A Coreia do Sul aparece como novo líder do ranking após apresentar a maior variação em comparação a 2008, saltando de 38,25 pontos no ano passado para 65,99 pontos, ultrapassando Japão e Suécia.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Rematrícula no Galhardo


Atenção Srs Pais

Rematrícula para 2010 na Escola Galhardo.
Crianças matriculadas no:


1º ano e D.A. em 2009:
Rematrícula nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2009.

2º ano em 2009:
Rematrícula nos dias 16, 19 e 20 de outubro de 2009.

3º ano em 2009:
Rematrícula nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2009.

4º ano em 2009:
Rematrícula nos dias 26, 27 e 29 de outubro de 2009.

Necessário trazer:

*RG do responsável pela rematrícula;
*Atualização de endereço e telefone;
*Foto 3X4 (para quem não trouxe);
*APM ;
*Xerox do cartão SUS – frente e verso (para quem não trouxe).
Equipe Galhardo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Galhardo e o Dia dos Animais



Os alunos , professores e toda a equipe Galhardo, enquanto zeladores do planeta e responsáveis em lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão, realizou neste sábado dia 03/10/09 uma passeata pelo bairro do pedregulho em respeito ao dia dos animais.

Com isso demonstramos que os animais têm seus próprios direitos e merecem o nosso respeito.

Nilsa Monteiro
Diretora

Prêmio EDP para as professoras da Escola Galhardo


As professoras Solange, Luciene e Sheila foram as felizes ganhadoras do prêmio oferecido pela Bandeirante Energia.

Nos dias 26 e 27 de setembro as professoras acima citadas viajaram para São Paulo, com as despesas por conta da Bandeirante Energia.

Participaram de um curso de arte, no instituto TOMIE OHTAKE durante o dia. À noite foram ao teatro assistir a peça "A vida que eu pedi, ADEUS!". Esticaram a noite numa pizzaria e retornaram ao Hotel Staybridge. No domingo retornaram à noite para Guaratinguetá.

Que prêmio! Isto que é vida!!!

Parabéns às professoras e o agradecimento da Direção aos envolvidos nesse programa.

Nilsa Monteiro
Diretora