sábado, 17 de outubro de 2009

Use a tecnologia para ser uma mãe melhor


Ele chega da escola ouvindo música e decide ver um pouco de televisão. Depois, vai ao computador para navegar na internet. Em seguida, joga videogame. Você fica aflita com tantos aparelhos eletrônicos na rotina do seu filho? Esse sentimento é natural. Afinal, sua infância foi bem diferente, com boneca de pano, bola, brinquedos improvisados e brincadeiras de roda. Ele, por outro lado, é da geração que nasceu mergulhada em tecnologia.

Valéria Portella, autora do livro Pais e Filhos Conectados (ed. Artes e Ofícios), diz aos pais que estar por dentro do universo do filho é fundamental na hora de orientá-lo. Ela ensina duas maneiras de lidar com isso. "Uma é ser parceira do entusiasmo da criança por essas novas tecnologias, descobrindo tudo junto com ela. Outra é aproveitar essa habilidade dos pequenos para aprender com eles", ensina. Você confere aqui algumas dicas para aproveitar melhor essa tecnologia:



internet:

Aproveite: Ela pode aperfeiçoar o raciocínio, distrair, incentivar amizades e ajudar nas pesquisas escolares .

Cuidado:Coloque o computador em uma área comum da casa. Se possível, evite colocar no quarto da criança. Na sala, por exemplo, você consegue acompanhar melhor o que seu filho anda fazendo ali. Cobre as tarefas da escola. Seu filho até pode usar MSN ou salas de bate-papo para trocar informações com colegas da escola. Mas está errado fazer todas as lições no computador e não abrir o livro ou caderno para complementar.
Oriente-o a não oferecer informações pessoais na rede para evitar o contato com pessoas mal-intencionadas. A primeira coisa a ser feita é informar bem a criança de que esses riscos existem. Também é importante evitar a superexposição em sites de relacionamento (Facebook, Orkut, Twitter), MSN ou blogs. Você deve pedir a seu filho que não exiba fotos, nome da escola onde estuda, telefones e endereço de casa.

MP3, MP4, Ipod...

Aproveite: Música faz bem à alma! Seu filho pode até ter um gosto musical totalmente diferente do seu. Mas que tal se, de vez em quando, você compartilhar o fone de ouvido com ele? É mais um motivo para vocês ficarem juntinhos.

Cuidado: Alerte-o sobre possíveis problemas de audição pelo volume exagerado no uso desse tipo de aparelho. Estipule horários! Ouvir música na hora da lição de casa pode prejudicar a concentração.


Televisão:

Aproveite: Ela é uma fonte de informação e diversão. Não tem como proibir seu filho de ver um programa que ele gosta se você também assiste sua novela todo dia. Então, deixe-o ver um pouco de televisão nos intervalos do estudo.

Cuidado: Tudo em excesso faz mal! Com televisão não é diferente. Se ele usa muito computador e videogame, as horas de televisão devem ser reduzidas. Fique atenta à faixa de idade indicada nos programas que ele costuma assistir.



Celular:

Aproveite: Você fica mais segura quando seu filho sai com celular? Ele visita os amigos e vai sozinho às festinhas? Se ele já sabe mexer no aparelho e você se sente melhor assim, ele pode usar!

Cuidado: Ele precisa saber que a responsabilidade pela perda do aparelho é dele. Por isso, precisa saber cuidar.Oriente-o a não passar o número do celular dele para estranhos. Fique atenta às ligações que ele faz e recebe.


Video Game:
Aproveite: Os jogos ajudam crianças e adolescentes a raciocinar melhor e com mais rapidez. Isso porque os desafios em vários níveis de dificuldade fazem o jogador exercitar o cérebro com maior intensidade. Boa essa notícia, né?

Cuidado: Controle o tempo que seu filho dedica aos games. O aconselhável é que ele fique no máximo duas horas por dia em frente do videogame e do computador.

Compre jogos respeitando a idade e a maturidade da criança. Dê preferência aos que estimulem a competição saudável. Quem sabe até você não se arrisca em uma partidinha! Seu filho vai adorar ver você dentro da brincadeira que ele mais gosta.


Fonte: Educar para crescer

Nenhum comentário: