quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Tradição dos Santos Juninos

Santo Antônio, São João e São Pedro tiveram diferentes funções no cristianismo, mas há uma verdadeira razão - e não apenas crendices - para que sejam lembradas no mês de junho.

Para que você entenda como cada um desses santos surgiu na história, vamos contar de maneira cronológica, a começar por:

São João
João Batista era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Ele nasceu exatamente 6 meses antes de Jesus, logo veio ao mundo no dia 24 de junho.
Essas duas datas - 24 de junho e 24 de dezembro - são festejadas pelos cristãos. A primeira é especial por uma série de motivos, entre eles a chegada do inverno no Hemisfério Sul.
Como nesse período as noites são mais longas, o nascimento de São João para o cristianismo representa a celebração da luz, da esperança que o dia volte logo a brilhar e João Batista personifica essa luz, pois ele veio primeiro anunciar a vinda do Filho de Deus.

A fogueira também tem um sentido:

Isabel não tinha como avisar a prima Maria quando o bebê nascesse. A forma de comunicação que elas escolheram foi a fogueira. Quando a prima avistasse o clarão era sinal que o menino havia nascido.

São Pedro
O nome de São Pedro na verdade era Simão, o pescador.
Junto com São Paulo ele foi o fundador da igreja de Roma e considerado o primeiro Papa da igreja Católica. Os dois foram mortos em Roma, no fim dos festejos cristãos do semestre, no dia 29 de junho. São Pedro é ainda considerado o detentor das chaves do céu, aquele que abre e fecha, que liga e desliga e assim, o responsável pela chuva.
São Pedro teria ainda outras atribuições, é conhecido no Norte e Nordeste como protetor das viuvas e também dos pescadores.




Santo Antônio
Santo Antônio de Pádua ou de Lisboa, como era conhecido, nasceu na capital portuguesa e morreu jovem, aos 35 anos. É considerado o protetor dos pobres por deu trabalho e dedicação aos menos favorecidos e como vivia a cuidar dos pobres, vem do seu gesto de bondade a simbologia dos pães.

O que tem a ver tudo isso com o fato de ser considerado "santo casamenteiro" ?

Para as mulheres da Idade Média, o casamento era a única forma de proteção contra a pobreza. Por essa razão, muitas fiéis solteiras depositam no santo a esperança do casamento. É pela tradição portuguesa que comemoramos o Dia dos Namorados no dia 12 de junho.

Nenhum comentário: