segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de Outubro - Dia do Saci

De um lado, uma data com séculos de história e tradições, mas que veio "importada" ao nosso país. Do outro, uma reação patriótica surgida há menos de uma década para exaltar nosso folclore. No dia 31 de outubro, os "oponentes" desta disputa não-oficial são o Halloween (ou "Dia das Bruxas"), tradicional feriado dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa, e o Dia do Saci, que busca chamar atenção para nosso mito maior e outras lendas nacionais pouco difundidas hoje em dia.

O Halloween, tem por objetivo celebrar mitos populares, sendo que alguns deles têm inspiração sinistra, como as bruxas e vampiros. Já o Brasil tem o saci como sua maior lenda e "muso inspirador" do Halloween brasileiro, o Dia do Saci. Que tal aproveitar o 31 de outubro para fazer um "tira-teima" de quais mitos são mais legais: os "nacionais" ou os "importados"?

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Escola Games

Na semana da criança a Escola Galhardo deixa um presente para a criançada. Escola Games é um site gratuito de jogos educativos para crianças a partir dos 5 anos de idade. Todos os jogos são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico para que as crianças aprendam brincando. Nele você encontra jogos como sopa de letrinhas e eu sei contar e ainda cores da moda em inglês. Aproveitem!

Cores da Moda em Inglês
Sopa de Letrinhas

Eu Sei Contar