segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22 de Agosto - Dia do Folclore

Você conhece a Mula sem Cabeça? O Curupira? O Chupa Cabra? O lobisomem? Sabia que eles fazem parte do folclore brasileiro? Sabia né? Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o mundo do folclore não. Têm também os costumes, tradições, músicas, linguagem, brinquedos, brincadeiras, mitos, contos, superstições, artesanato, festas populares... Daí nas festas tem as danças folclóricas como o baião, o frevo, o maracatu, a quadrilha... É. Isso tudo é folclore brasileiro e da melhor qualidade!

Além das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, acalantos... Isso tudo sem falar da literatura de cordel, trava língua, quadrinhas, parlendas. Tem muita coisa mesmo pra gente aprender com o Folclore.

Que tal a gente conhecer agora alguns personagens do folclore?


· Boi Bumbá

· Boitatá

· Boto Rosa

· Cuca

· Curupira

· Mula sem cabeça

· Negrinho do Pastoreio

· Saci Pererê


Fonte: Smart Kids

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Culminância do trabalho desenvolvido na sala de recursos com o surdo




Este passeio teve como objetivo proporcionar um momento de integração entre as escolas Galhardo e Alcina, onde gestores, professores e funcionário, alunos pais e comunidade se empenharam em proporcionar aos surdos momentos de rica aprendizagem onde vivenciaram o que aprende na escola.

Na Fazenda Santa Rita beberam leite ao pé da vaca, plantaram na horta, conheceram algumas frutas do pomar, contato direto com vários animais como vaca, carneiro, galinha chocando, coelho etc sempre com as professoras utilizando a LIBRAS para explicar o que eles estavam vendo.


Participaram da realização do almoço, feito no fogão a lenha, colhendo verduras na horta.

O ponto culminante foram as brincadeiras para comemorar o mes do folclore como: pipa, pião, peteca, corda onde todos se divertiram muito.


Agradecemos a colaboração de todos.

Prof. Ana Maria Garcez - Alcina
Prof. Luciene Maciel - Galhardo

Confira também outros videos desse projeto clicando nos links abaixo:


domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto GURI tem vagas em Guaratinguetá



A coordenação do projeto de GURI de Guaratinguetá informa que estão abertas novas vagas para matrículas de crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos, para os seguintes instrumentos musicais:




•Violino (4 vagas)

•Percussão (1 vaga)

•Viola clássica (2 vagas)

•Violoncelo (2 vagas)

•Contrabaixo (1 vaga).

As pessoas interessadas devem entrar em contato com a coordenação do Pólo, de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h e sexta-feira, das 9h às 12h, pelos telefones: 3132-7828 – Rua Dr. Neyr Augusto Ortiz Pereira, 1021 – Campo do Galvão

Fonte: Prefeitura de Guaratinguetá