quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dicas para você ajudar a Educação


Participar da Educação do seu filho, estar atento à qualidade do ensino, são boas maneiras de melhorar a Educação brasileira.
Melhorar a Educação brasileira é tarefa de todos nós. Cada um em sua área de atuação, todos os cidadãos podem ajudar a garantir Educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros, começando por garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos.

Veja abaixo 5 dicas de como você pode fazer a sua parte:

1 - Entenda a situação da Educação

O primeiro passo para melhorar a Educação é entender como está a situação atual. Neste site, você encontra as principais informações sobre a Educação em cada um dos estados, municípios e escolas do Brasil.

Clique aqui e confira.

2 - Dê o exemplo

A Educação começa assim que a criança nasce. Os exemplos que ela recebe em casa, na rua, na comunidade ajudam a criar o interesse pelo saber e fazem com que ela valorize o aprendizado.

Seja coerente, suas atitudes refletem as suas convicções. Como estudar é importante, comece você mesmo: estude. Seja curioso, pergunte, questione, procure entender, informe-se. Este é o melhor exemplo que você pode dar para o seu filho.

3 - Evite faltas desnecessárias

Uma vez que tenham matriculado seus filhos, é importante que os pais se organizem para que os alunos possam estar presentes diariamente nas aulas. A freqüência do aluno à escola é importante porque é a condição básica para ele aprender.

Se houver necessidade de mudança de escola durante o calendário escolar, a transferência deve ser realizada de forma planejada, com a solicitação dos documentos e do histórico escolar no tempo certo, a garantia de matrícula na escola de destino e as demais providências necessárias para não prejudicar os estudos da criança.

4 - Incentive o hábito da leitura

O gosto pelos livros e pela leitura pode ser estimulado pelos pais desde o nascimento dos filhos.
Leia e conte historinhas para as crianças. Leve-as a uma biblioteca pública ou presenteie-as com livros ou revistas de que elas gostem e que sejam adequados para sua faixa etária. Deixe que as crianças brinquem e manipulem os livros. Leia para elas e com elas, ou peça para que elas desenhem, leiam e interpretem para você alguma notícia ou texto interessante.

5 - Participe das reuniões da escola

A sua participação em todas as reuniões programadas pela escola é fundamental. Você não deve, porém, ficar calado. Dê sua opinião e incentive outros pais a também comparecer e participar nessas ocasiões. Não tenha vergonha nem medo de apresentar o seu ponto de vista à diretoria e aos professores da escola. No diálogo aparecem boas idéias e podem ser encontradas boas soluções para os problemas do dia-a-dia escolar.


Fonte: no site eu você todos pela educação você encontra 18 dicas entre outras coisas.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Consumidor tem 90 dias para pedir indenização por equipamento queimado

O consumidor tem 90 dias para registrar reclamação na distribuidora de energia elétrica caso tenha sofrido prejuízo com equipamentos danificados devido ao blecaute de ontem à noite.

Segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, colunista da Folha e responsável por um blog da Folha Online, a distribuidora é obrigada a realizar uma vistoria no equipamento em 10 dias -- no caso de locais onde se armazenam alimentos ou medicamentos, o prazo máximo para a visita é de um dia. O número do protocolo gerado deve ser guardado.

"Após a emissão de um laudo técnico, a distribuidora tem 20 dias para consertar o aparelho danificado ou indenizar o consumidor com o valor correspondente ao do aparelho", explica a especialista em direito do consumidor neste podcast.

De acordo com a resolução número 61 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de 2004, a nota fiscal do aparelho não está entre os itens mínimos solicitados para efetivar a queixa, mas as distribuidoras podem pedir o documento. (Veja o passo a passo para pedir o conserto).

No entanto, se o caso chegar à Aneel, a agência vai considerar apenas os itens citados na norma para avaliar o pleito: data e horário provável da ocorrência, cópia da conta de luz mais recente, relato do problema e descrição e características gerais do equipamento, como marca e modelo.


Fonte: Folha Online

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Incentive seu filho a fazer a Prova Brasil


Saiba por que é importante participar do exame que avalia o ensino nas escolas e municipios:

  • O que é

É um teste de leitura e matemática aplicado e a cada dois anos pra alunos da escola pública;
  • Quando acontece

Entre os dias 9 e 27 de novembro, variando de acordo com a escola*;
*alteração na data

  • Onde

Na própria sala de aula;

  • Quem faz

Todos os estudantes do 5º e do 9º ano* das escolas públicas brasileiras;
*Estudantes do 2º ano do ensino municipal de Guaratinguetá farão a Provinha Brasil.

  • Quanto dura

2 horas e meia

  • O que a prova avalia

A qualidade de ensino e consequentemente a qualidade de ensino do país;

  • O que ela revela

O que os alunos sabem e o que ainda precisam aprender;

  • Qual o papel dos pais

Reforçar aos filhos que fazer a Prova Brasil com seriedade ajuda a avaliar a qualidade de ensino do país;

  • Por que o seu filho deve fazer

Para que você, os professores, os educadores, o secretário de educação e os governantes saibam o que é preciso fazer para melhorar a aprendizagem do seu filho.

Fonte: http://www.educarparacrescer.com.br/