terça-feira, 29 de setembro de 2009

Matrículas para o 1º ano

Atenção srs. pais.

Encerra no dia 30/09 (quarta-feira) a matrícula para 1º ano aqui na escola Galhardo.
Crianças nascidas entre os dias 01/01/2003 à 30/06/2004, para efetivação de matrícula deverão trazer os seguintes documentos:

* Xerox da certidão de nascimento;

* Xerox do comprovante de residência;

* Xerox do cartão SUS (frente e verso);

* 02 fotos 3/4;

* Taxa de APM de R$ 5,00;

* Número de telefone para contato;

Para crianças da PEM Deonice Gomes Corrêa de Carvalho, PEM Maria Senna Bitencourt, crianças de escolas particulares e creche. Os pais interessados devem procurar a secretaria da escola Galhardo das 7h30 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escola Galhardo recuperando o meio ambiente





É assim que a EMEF Prof. José Benedito Averaldo Galhardo desenvolve o seu trabalho junto aos alunos, pais e comunidade do bairro do Pedregulho.

Para nossa equipe, valorizamos a educação com comprometimento e sustentabilidade. Todos os alunos do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental e D.A. (Deficiente Auditivo) estão empenhados e animados com mais esta conquista. Isto se deve ao empenho da Equipe Galhardo que vem conscientizando nossas crianças a desenvolver ações de cidadania como esta.

Em nossa escola, do lado de fora, temos uma área de 17 m2 onde eram jogados lixos de toda espécie, até animais mortos. Essa situação, tão próxima da escola, nos incomodava muito. Então os professores e toda Equipe Galhardo partiram para ação "Escola Galhardo recuperando o Meio Ambiente", em comemoração ao dia da árvore e, também esta iniciativa corresponde ao Programa Semente do Amanhã, do qual participamos.

As crianças e todos da equipe não mediram esforços para que tudo ficasse pronto para o dia 22/09, onde o local seria inaugurado. Aproveitamos o momento e homenageamos uma funcionária antiga da escola, Sra Inácia, que cuida das plantas, da escola e de todos nós com muito carinho.

O local recebeu o nome "Recanto Tia Inácia". Nesse local plantamos flores das mais variadas e no pátio que fica nos fundos da escola, foram plantadas árvores frutíferas.

Essa ação de cidadania praticada ontem na Escola Galhardo, com certeza, conscientizou nossos alunos a prosseguir na luta por um mundo melhor.

Agradeço a colaboração e o envolvimento de todos os segmentos que reconhecem e valorizam nosso trabalho.

Obrigada.

Nilsa Monteiro
Diretora Galhardo

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lembrete
aos srs. pais que neste sábado, 19/09 haverá reposição de aulas.

Manhã:
das 8h00 às 10h45.

Tarde:
13h00 às 15h45.

A Direção

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Acessa São Paulo


Guaratinguetá, que já tem um posto desse programa estadual junto à Biblioteca Municipal, deve receber no próximo mês o novo posto junto à Escola Municipal do Parque Santa Clara, com 10 computadores novos e conectados à internet, para atender à comunidade da região do Parque São Francisco.

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Governo do Estado, que oferece gratuitamente para a população o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da comunidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reposição de aulas

Atenção!

Srs. Pais:

A Direção da E.M.E.F. "Prof. José Benedito Averaldo Galhardo" comunica que haverá reposição de aulas nos seguintes dias:

No mês de setembro reposição nos dias 12, 19 e 26, aos sábados.

No mês de outubro reposição nos dias 03, 15(quinta-feira), 17 e 31.

No mês de novembro reposição nos dias 07, 14, 21 e 27 e no dia 5 de dezembro.
O horário das aulas aos sábados será:
Manhã das 8h às 10h45 e Tarde das 13h às 15h45.

Equipe Galhardo



quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Alunos da Escola Galhardo premiados no Concurso Arte com Energia


A Escola Galhardo participou do "Concurso Arte com Energia" realizado em parceria com a empresa Bandeirante Energia dentro do Programa EDP nas escolas.

O concurso consiste em um trabalho de pintura, recorte colagem e desenho com o tema: "Energia das Pessoas: a energia que transforma".
O professor trabalha o tema em classe, com apoio de livros enviados pela Bandeirante e as crianças expressam o que aprenderam através da arte.


Na manhã da última segunda-feira (31/08/09), em Mogi das Cruzes, foram divulgados os nomes dos premiados e seus trabalhos estão em exposição na Sede da Bandeirante Energia naquela cidade.

A Diretora da Escola, Nilsa Monteiro, informa que, dos seis alunos que competiram com alunos de várias escolas do Estado de São Paulo, dois foram premiados com o 2º lugar:

1- Maria Eduarda Holanda Santos (1º Ano B1, da Profª Sheila)




2- Paulo de Souza Neves (4º Ano K, da Profª Solange).



A Escola Galhardo informa ainda que a aluna do D. A., Maria Fernanda Castilho da Silva, também teve seu trabalho premiado pela Bandeirante Energia. Parabéns à professora Luciene, Maria Fernanda pelo belo trabalho e a todos que participaram.

Estes alunos, acompanhados da Direção da Escola Galhardo, receberão o Prêmio, no dia 11 de setembro, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, com condução e lanche por conta da Bandeirante Energia.


As professoras dessas crianças premiadas receberão um curso no Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, com estadia e momento cultural (Teatro), oferecidos e custeados pela Bandeirante Energia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Confira a programação especial da Semana da Pátria




A Secretaria da Educação de Guaratinguetá realiza nesta terça-feira, dia 1º de setembro, às 10h, a Abertura Solene da “Semana da Pátria”, com um ato público na Praça Conselheiro Rodrigues Alves.



No dia 7 de setembro, às 9h, a Comemoração Solene do “Dia da Pátria” será na Avenida Presidente Vargas, com o hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional Brasileiro e presença das autoridades.



Neste ano, em razão das medidas preventivas da gripe influenza A (H1N1), a Comissão Municipal que organiza a COMEMORAÇÃO DO DIA “7 DE SETEMBRO” decidiu suspender o tradicional desfile cívico e definiu essa Programação Especial.




O que fazer quando encontrar uma pessoa cega.

No convívio com deficientes visuais, aja com naturalidade pois eles apresentam as mesmas caracteristicas de qualquer ser humano, ou seja, eles podem conviver socialmente, estudando, trabalhando, tornando-se pessoas auto-suficientes.

* Se andar com uma pessoa cega, deixe que ela segure seu braço. Não a empurre: pelo movimento de seu corpo, ela saberá o que fazer.

*Se você estiver com ela durante a refeição, pergunte se ela quer auxílio para cortar para cortar a carne, o frango ou adoçar o café e explique-lhe a posição dos alimentos no prato.

*Se você for auxiliar uma pessoa cega a atravessar a rua pergunte antes se ela necessita de ajuda e, em caso de positivo, atravesse-a em linha reta, senão ela poderá perder a orientação.

*Se ela estiver sozinha, identifique-se sempre ao aproximar-se dela. Nunca empregue brincadeiras como: "adivinha quem é?".

*Se for orientá-la a sentar-se, coloque a mão da pessoa cega sobre o braço ou encosto da cadeira e ela será capaz de sentar-se facilmente.

*Se você observar aspectos inadequados quanto à sua aparência, não tenha receio em avisá-la discretamente a respeito de sua roupa (meias trocadas, roupas pelo avesso, zíper aberto, etc.).

*Se for orientá-la, dê direções do modo mais claro possível. Diga direita ou esquerda, de acordo com o caminho que ela necessite. Nunca use termos como “ali” ou “lá”.

Jaws - Leitor de tela



O leitor de tela mais popular do mundo, o JAWS para WINDOWS, trabalha em seu sistema de forma a providenciar acesso às aplicações mais populares e à Internet. Com o sintetizador de voz interno e a placa de som do equipamento, a informação da tela é lida, permitindo o acesso a uma grande variedade de informação, aplicações de trabalho e educacionais. O JAWS também envia informações para linhas Braille, permitindo também acesso a esta tecnologia.
Compatível com os Sistemas Operativos Windows (95, 98, ME, NT, 2000, XP e Vista).

Inclui suporte multilingue ( Inglês US e UK, Espanhol Castelhano e Latino -Americano, Francês Europeu e Canadiano, Alemão, Italiano, Português e Finlandês).
Instalação acompanhada por voz.



Essa é uma versão gratuita de demonstração do programa que permite que você use o programa por 40 minutos sem perda de funcionalidades.
Clicando aqui você encontrará um tutorial (passo-a-passo) de como usar esse programa.