sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sou + Bicho



No dia 26 de agosto, os alunos do 4º ano I da profª Sônia e o 4º ano K da profª Solange foram ao parque ecológico na sede da policia militar ambiental. Lá eles aprenderam como cuidar com responsabilidade dos animais domésticos com o pessoal do GAPAG (Grupo de Apoio e Proteção aos Animais de Guaratinguetá) e sobre a preservação dos animais silvestres com o policial militar ambieltal soldado Mira.

Que filhos para nosso planeta


Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre a vida sustentável:

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Vejam e pensem...

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive.
O papel da escola é passar o conhecimento e não a educação.


Jornal dos Professores
Agosto 2009

Palestra na Escola Galhardo



"Inclusão, Discurso ou Realidade"

Educar na Adversidade


Palestrante: Marcos Bento (psicólogo) e Márcio Sansevero (Diretor Promae)



Compareceram em torno de 80 pessoas entre pais, alunos e comunidae local.
Parabéns aos palestrantes. Os pais sairam satisfeitos com as informações recebidas e, nós da equipe gestora acreditamos que: investir em estratégias que estimulem o envolvimento das famílias e se associar a parceiros ajuda a escola a criar alternativas para melhorar a aprendizagem.


Nilsa Monteiro
Diretora

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A Doença



Material interessante, educativo e de fácil compreesão. Para todas as idades. O video mostra como se dá o contágio rápido e oculto.

Régia Cristina
Profª responsável pela biblioteca

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Educador do século XXI

Quem é o educador do século XXI? Pensando em responder esta pergunta, o Estadão desenvolveu o infográfico acima, apresentando o perfil esperado e destacando a necessidade do professor estar "antenado" com tudo o que acontece ao seu redor.

O principal destaque é para o uso das tecnologias e, em especial, a vinculação dos educadores as redes sociais que existem na web. Isto significa, na prática, participar de Wikis, ter perfis em sites como o Facebook (ou o Orkut), possuir e alimentar regularmente um ou mais blogs, compartilhar imagens e vídeos (através do YouTube e do Flickr), criar bases na web (nas nuvens) através das quais possa ter sempre por perto seus arquivos (provas, documentos, relatórios...), ter acesso regular a comunicadores instantâneos como o MSN ou o Skype, entrar na onda dos microblogs como o Twitter...

sábado, 22 de agosto de 2009

22 de agosto - Dia do Folclore



O que é Folclore

O folclore é uma festa que une todas as tradições, crenças e lendas de um país. Ele é comemorado no dia 22 de Agosto. Ele foi criado no ano de 1965.
Em cada região do país o folclore engloba danças, lendas e culinárias diferentes, como por exemplo:

* Região Norte: Boi-bumbá
-Danças: boi-bumbá, ciranda e carimbó.
- Lendas: Iara, Sumaré, Vitória-Régia e Curupira.
- Culinária: tapioca, tacacá, e prato no tucupi.

* Região Sul: Baba-de-moça
- Danças: baião, chula, jardineira e congada.
- Lendas: Saci-Pererê, Curupira, Nefrinho do Pastoreio e Boitatá.
- Culinária: churrasco, baba-de-moça, feijoada e arroz-de-carreteiro.

* Região Sudeste: Mula-sem-cabeça
- Danças: catira, fandango e batuque.
- Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Lagoa Santa.
- Culinária: carne de porco, linguiça e tutu de feijão.

* Região Centro-Oeste: Arroz carreteiro
- Danças: folia de reis, reisado, congada e tambor.
- Lendas: Pé-de-garrafa, Romãozinho, Saci-Pererê e Lobisomem.
- Culinária: mandioca, peixes e arroz carreteiro.
No folclore há também algumas manifestações, como: Bumba-Meu-Boi, Reisado, Pastoril, Dança Do Coco, Maracatu entre outras.

Curiosodades:

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.


no site suapesquisa.com você encontra as lendas de vários personagens do folclore brasileiro.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Hora do recreio


Como em toda escola sempre tem a hora do recreio, aqui no blog não vai ser diferente.
Entre notícias sobre gripe suína, recomendações etc, vai uma dica pra relaxar e se divertir.
Já pensou em ver suas fotos em imagens de propaganda? O site PhotoFunia coloca sua foto em um clique. É só escolher o modelo, fazer o upload da foto e salvar em avatar, imagem ou imprimir. No exemplo, finja que monta um quebra-cabeça com sua imagem. Aplique este efeito na sua foto.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Reportagem TV Aparecida

A TV Aparecida fez uma reportagem na rede de ensino de Guaratinguetá sobre volta às aulas após suspensão devido a "Gripe A". Essa reportagem mostra como a rede de ensino, não só a municipal mas a estadual e particular estão recepcionando e orientando os alunos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ações Preventivas na Escola Galhardo



A Escola Galhardo oferece aos alunos, professores e funcionários sabonete para higienização das mãos e o professor terá ao seu dispor, alcóol em gel para completar a higienização dos mesmos.
É preciso que haja orientação para as crianças, para que elas entendam o que é a gripe e como podem se contagiadar.
É de extrema importância a colaboração dos pais.

Os funcionários receberam orientações para que a limpeza geral fosse intensificada como: as mesas, bancadas, corrimão, banheiro, maçaneta, piso, paredes, desinfectados com hipoclorito de sódio nas proporções adequadas para a diluição em água, de acordo com recomendações da Secretaria da Saúde.

Nossa escola, normalmente já é muito limpa porém, com o vírus Influenza A (H1N1) no ar, os esforços serão intensificados no quesito limpeza.
A instrução é manter o ambiente escola limpo, manter portas e janelas abertas constantemente, até nos dias frios.
Estamos espalhando cartazes pela escola e pretendemos estar sempre informando os pais e comunidade local, atraves de comunicados.

Quanto aos conteúdos escolares, estamos ciente que precisam ser passados. De maneira alguma nossas crianças serão prejudicadas, o direito de uma educação de qualidade conforme preconiza nossa lei nº 9394/96, a LDB, será respeitado e as 800 horas de efetivo trabalho escolar serão cumpridas.

Nilsa Monteiro
Diretor de Escola

Parabéns ao time de nossa cidade


A Série C do Campeonato Brasileiro definiu neste domingo os quatro clubes promovidos à segunda divisão nacional em 2010. Classificados para as semifinais da competição, Guaratinguetá, América-MG, Icasa e ASA.

O Guaratinguetá, fundado em 1998, terá em 2010 a oportunidade de fazer sua estreia na segunda divisão nacional. Atualmente, a Série B do Brasileirão conta com cinco clubes do estado de São Paulo: Portuguesa, São Caetano, Guarani, Ponte Preta e Bragantino.

O Garça garantiu a classificação para as semifinais e o acesso à segunda divisão mesmo sem vencer. A partida no Rio Grande do Sul terminou empatada por 1 a 1, com Leandro Diniz marcando para o Caxias aos 18 minutos do segundo tempo e Edu Pina igualando para o Guará aos 38, também da etapa complementar.
Parabéns ao Guaratinguetá
por mais essa conquista!

sábado, 15 de agosto de 2009

15 de agosto - Dia da Informática



Neste dia do ano de 1946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.


Hoje existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua; não poderíamos manter os satélites no espaço; não transmitiríamos as notícias tão rápido e com tamanho alcance; demoraríamos horas para conseguirmos certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas; certos aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos. E por aí vai...

A ÁRVORE GENEALÓGICA DOS COMPUTADORES

Qual o computador de última geração?

As mudanças são tão rápidas que ninguém sabe dizer com certeza. Mas é possível acompanhar a evolução de várias eras de computadores, que a maioria dos estudiosos divide em cinco gerações.
Acompanhe aqui a árvore genealógica da informática!

A primeira geração : funcionando por meio de válvulas a vácuo, compreende o período de 1940 a 1952. As informações eram gravadas em cartões perfurados.
A segunda geração : de 1953 a 1964, a partir de transistores. Com a diminuição do tamanho das máquinas, seu uso se estende à área administrativa e gerencial (antes era restrita ao campo científico e militar).

A terceira geração : é a dos circuitos integrados, que reinaram de 1964 a 1971.

A quarta geração : é a dos microprocessadores, até 1981. Os computadores ficam bem menores e surgem novas linguagens. Nasce a teleinformática (possibilidade de computadores trocarem dados entre si através de rede).
A quinta geração : a partir de 1981, é a vez dos computadores pessoais (PCs) e VLSI, com alta velocidade e interatividade.

Fonte: IBGE Teen

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Atenção Srs Pais


Srs Pais

Caso seu filho(a) apresente sintomas de gripe, não traga-o para a escola.

Providencie para seu filho(a), para uso individual:
a. copo, ou traga sua garrafinha com água;
b. sabonete;
c. toalhinha de mão;
Orientá-lo para não compartilhar com os colegas.

Mães, não fiquem aglomeradas no portão de entrada. Entreguem seu filho e voltem para casa.


Colaborem com a escola, no sentido de fazermos a prevenção contra a INFLUENZA A (H1N1).
Lembrem-se:
A união faz a força!

Equipe Galhardo

Retorno às aulas

As aulas recomeçarão no dia 17/08, segunda-feira em ambos os periodos, ou seja, manhã e tarde em horário normal.

Após conhecimento da Indicação nº 91/2009 do Conselho Estadual da Educação (CEE), que dispõe sobre orientação às escolas quanto à reorganização dos calendários escolares, a Secretaria da Educação e Cultura de Guaratinguetá reuniu os diretores das escolas municipais para discussão e reelaboração do Calendário Escolar do 2º semestre de 2009, especialmente por se tratar de uma situação emergencial.


Acrescentar um sábado (21/11), para comemoração do “Dia da Consciência Negra” e o dia 18 de dezembro como mais um dia letivo, encerrando o 2º semestre com 90 dias;
Dar continuidade ao Replanejamento Escolar, cujo primeiro dia foi em 27 julho, nos dias 13 e 14 de agosto, quando os professores reprogramarão as atividades escolares, de forma a assegurar que os objetivos educacionais propostos para 2009 possam ser alcançados em função dos resultados da aprendizagem.

A secretária salienta que aos alunos com dificuldades de aprendizagem serão oferecidas aulas de recuperação paralela ou reforço escolar, oficinas no contraturno e outras atividades pertinentes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante

Dia 11 de agosto é o dia do estudante. Se você estuda, PARABÉNS pra você!

Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.


Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?

Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.
Cem anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.

Clique aqui para imprimir e pintar um desenho do Dia do Estudante!

Fonte: SmartKids

CCleaner 2.22



O CCleaner é um possante software de mantimento e limpeza do computador, fazendo com que este funcione mais rápido e eficaz, aumentando o rendimento do mesmo e tirando do disco espaço que fica ocupado sem motivo.

A função do programa é encontrar e excluir os ficheiros empregados recentemente como: cookies, URL do navegador, historial de navegação, arquivos temporais e demais; assim como também pode vaziar a lixeira, limpar a memória cache, entre outras coisas.


Este software é muito simples de empregar; você só deve escolher na barra esquerda do software aqueles que você deseja encontrar e excluir, então o software se encarregará de todo, rápida e eficazmente.


CCleaner tem também uma ferramenta que pode limpar e arrumar o Registro de Windows, conseguindo otimizar ainda mais o funcionamento e rendimento do mesmo.



Modificações Recentes:Inseriu-se a limpeza para Safari, solucionou-se o problema de limpeza na Internet Explorer sob Windows Vista, e corrigiram-se alguns erros menores



domingo, 9 de agosto de 2009

Homenagem ao Dia dos Pais


Uma verdadeira homenagem da Escola Galhardo ao dia dos pais.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A paróquia de nosso bairro está em festa


Neste dia 16 a paróquia de nosso bairro (Pedregulho) celebra a festa de Nossa Senhora da Glória (a padroeira do bairro).

A festa começa hoje (7) e vai até o dia 16 com missa todos os dias e logo após, confraternização e shows na praça.

Ela também está celebrando neste ano de 2009 seu Jubileu de Ouro. A data de sua criação é 08/12/1959 e tem como pároco Pe. Narci Jacinto Braga e vigário paroquial Pe. Marcelo Motta.
Maiores informações, contato com o telefone 3125-2042.

Guerra ao Tabagismo


A partir desta sexta (7), conforme a lei 13.541/09, é proibido fumar em locais fechados e de uso coletivo, públicos ou privados, sancionada pelo governador José Serra.

Nenhum tipo de fumódromo está permitido. A lei somente permite o fumo ao ar livre e dentro de casa.

O fumo está proibido em locais fechados ou até parcialmente fechados, em que haja divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios ou com parede em um só dos lados.

Entre os citados na lei estão os ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, museus, bibliotecas e cinemas.

Clique aqui
visualize ou imprima um aviso para estabelecimento.