sexta-feira, 24 de abril de 2009

Peça de Teatro "Deu a Louca na História" - Encenada pelos professores da Escola Galhardo



























“É com grandes livros que professores, mestres de vôo fazem seus alunos irem
mais longe”. (Rubens Alves)

A vocês professores mestres da Escola Galhardo, que com carinho e muito amor, demonstraram seus potenciais na Peça “Deu a Louca na História”, por ocasião da 1ª Semana do Livro em nossa Unidade Escolar, os meus sinceros cumprimentos e agradecimentos por ter tornado essa semana tão mais feliz para nossas crianças.
Continuem assim, sejam destemidos, sejam gigantes, teçam infinitas filigranas de pequenos sonhos na vida de nossos alunos; isto os faz crescer.
Não se intimidem, caminhem com a determinação de um Don Quixote, destruindo e construindo moinhos de sonho e de esperança, tendo como base o amor.
A vocês, só me resta agradecer e, acreditem valeu a pena estarmos juntos. Esta foi a primeira sementinha que com certeza foi lançada em solo abençoado.
Obrigada pela amizade, pela consideração e pela dedicação. Obrigada também pela capacidade que me deram de sonhar com os pés no chão e realizar com vocês o ideal de mestre que é e sempre será o aprender e ensinar o cotidiano de nossas crianças.
Parabéns aos funcionários, aos alunos e a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para o sucesso deste evento.
Agradeço também ao Jornal Notícias que tão gentilmente nos fez notícia. Agradeço a presença das amigas que compareceram e a Deus que permitiu esse momento.
Parabéns “Equipe Galhardo”, juntos, faremos a diferença, contribuindo para uma Educação de qualidade em nosso Município.

Com Carinho,
Nilsa Monteiro/Diretora


quarta-feira, 15 de abril de 2009

1ª Semana do Livro de Literatura Infantil, na Escola Galhardo

Foto: Equipe Gestora e Alunos

Nós, equipe da Escola Galhardo e alunos, estaremos realizando a 1ª Semana do Livro de Literatura Infantil, do dia 14 a 17 de Abril.
Nesses dias acontecerão várias oficinas direcionadas aos alunos, onde os mesmos terão oportunidade de demonstrarem suas habilidades, confeccionando vários tipos de livros.
Dia 16/04 - Teatro apresentado pelos alunos do 5º ano com a peça "A Verdadeira História dos Três Porquinhos".
Dia 17/04 às 17:00 - Culminância da Semana do Livro, com a peça " Deu a Louca Na História", encenada pelos professores.


Compareçam e Prestigiem.

A Direção

Cachorro Sonâmbulo

O número 1 de acessos no YouTube no mes de março foi o cachorro sonâmbulo.
Detalhe para a cara do cachorro quando "acaba de acordar", muito hilário.
Confira o video:

terça-feira, 14 de abril de 2009

Saiba mais sobre as mudanças no vestibular


No início desta semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais do País à Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O modelo permitirá que o estudante faça apenas uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, a partir da nota conseguida, defina até cinco cursos que gostaria de freqüentar em ordem de prioridade.

No entanto, uma nova reunião prevista para o final deste mês deve dar a palavra final sobre o rumo do novo processo seletivo. O MEC esclarece algumas destas questões.


Quantas universidades federais devem adotar o vestibular unificado?
Tanto o MEC quanto a Andifes preferem ser cautelosos com o número de instituições que deverão aderir ao novo Enem.

As instituições serão obrigadas a adotar o modelo?
Não. A primeira bandeira que o MEC levanta é a da autonomia universitária em que deixa as instituições livres para escolher a forma de ingresso para os alunos. O MEC oferecerá o exame unificado e as instituições optarão se querem ou não participar. Elas ainda poderão decidir se utilizarão o exame de forma única ou complementar.


As instituições privadas e estaduais poderão aderir ao sistema?
Essa decisão ficará por conta de cada instituição, pois o MEC não tem poder de regulação sobre elas.

Existe possibilidade de o novo Enem ser realizado em 2009?
Sim. A previsão do MEC é que ele ocorra em outubro, antes do final do ano letivo. O resultado deverá sair em janeiro.


Como o aluno pode se preparar para este concurso? Como será o formato do exame?
Ele será um Enem mais enriquecido. Atualmente, o Enem é composto por 63 questões e o novo terá 200. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, a prova teria quatro grupos de questões, divididas em Linguagens e Códigos (português e inglês), Matemática e Estatística, Ciências da Natureza (biologia, química, física), Ciências Humanas (história, geografia, ciências sociais, economia) e uma Redação, aplicadas em dois dias.


O aluno aprovado poderá escolher qualquer universidade federal para cursar?
Sim. Em princípio, ele teria cinco opções de curso, podendo ser todos em uma mesma universidade ou em até cinco instituições diferentes.


Como um aluno deverá proceder para realizar a matrícula numa universidade de outro Estado?
Ele realizará a prova na cidade em que faz o Ensino Médio e, com a nota obtida, entrará em contato por meio de um sistema online com a instituição que tem interesse. No processo, as universidades deverão abrir um período de inscrições para os estudantes entregarem as notas.


Como deve proceder o aluno que quiser mudar de curso no mesmo ano ou nos anos seguintes?
Este ponto ainda não foi definido, mas a decisão deverá ficar a cargo de cada universidade.


A pontuação terá prazo de validade?
O MEC tem interesse que o exame realizado tenha validade por mais de um ano, mas ainda não estipulou esse período. Também deverá ter mais de uma prova por ano.


Como fica a pontuação de quem fizer mais de um novo Enem?
Valerá a nota mais alta.

O aluno poderá realizar mais de um curso simultaneamente?
Essa definição ficará a cargo de cada instituição.


Quais as vantagens do novo Enem?
A preocupação do MEC é com dois pontos principais: conteúdo do ensino médio, que é baseado em uma "decoreba" de fórmulas prontas, e com a mobilidade dos estudantes de baixa renda, que ficam prejudicados pelo sistema atual de vestibulares, no qual precisam viajar até a cidade da instituição para prestar o concurso.

Fonte: Terra

sábado, 11 de abril de 2009

Speedy chega ao sexto dia de pane mesmo sem novos ataques


A pane no serviço de banda larga Speedy, oferecido pela Telefônica, continua pelo sexto dia em diversos locais do Estado, mesmo após a operadora anunciar que não sofreu mais nenhum ataque após a noite de quarta-feira (8). Alguns usuários já tiveram sua conexão restaurada, mas muitos reclamam que a velocidade está menor do que a contratada.


A Telefônica alegou que ataques aos servidores DNS, responsáveis pela conexão dos usuários à web, teriam sido a causa do problema. Foram cinco ataques, ocorridos entre 6 de abril, às 22h15, e 8 de abril, às 21h. A Telefônica informou ainda que já iniciou diálogos com a Anatel e entidades de defesa do consumidor para que não sejam cobrados os períodos de instabilidade do serviço.Uma das soluções paliativas que podem contornar o problema é trocar o número DNS do computador do usuário.


Veja tutorial aqui.
Fonte: UOL

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Feriados do mes de abril

Atenção para os dias que não haverá aulas (feriados):


09/04 - quinta-feira [ quinta-feira santa ] não haverá aula

10/04 - sexta-feira [ paixão de Cristo ] não haverá aula


13/04 - segunda-feira [ dia de São Benedito] não haverá aula

14/04 - terça-feira - aula normal


Para o feriado de Tiradentes:


20/04 - segunda-feira - não haverá aula

21/04 - terça-feira - [ Tiradentes ] não haverá aula

22/04 - quarta feira - aula normal

terça-feira, 7 de abril de 2009

Dia Mundial da Saúde


Adesivo em estação de metrô em São Paulo: leis antifumo mais severas


O dia mundial da saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS e o dia 8 de abril é o dia de combate ao câncer e o combate ao fumo.

E por falar em cigarro, que já foi acessório de sedução nos filmes de Hollywood, é hoje malvisto pela maioria das pessoas. Mesmo assim, um contingente de 1,3 bilhão de pessoas insiste em continuar fumando.

Na semana passada, o Ministério da Fazenda anunciou um aumento nos impostos federais que incidem sobre os cigarros no Brasil. A medida elevará o preço dos maços de cigarros entre 20% – no caso das marcas mais populares – e 25%.

O aumento de impostos, as restrições aos locais onde se pode fumar e a proibição da publicidade de cigarros são hoje as três ferramentas mais eficazes no combate ao tabagismo. A proibição de fumar em locais públicos fechados, como restaurantes e universidades, é hoje uma tendência mundial.

A eficácia dessas medidas foi enorme. Em 1989, 35% da população brasileira era fumante – em 2006, esse índice baixou para 17%. No Rio de Janeiro, no ano passado, um decreto da prefeitura extinguiu os fumódromos e instituiu multa para infratores de até 75 000 reais.

A má fama do cigarro nas sociedades atuais pode prejudicar os fumantes em situações diversas. Uma pesquisa sobre ambientes corporativos encomendada pela indústria farmacêutica Pfizer mostrou que, nas empresas brasileiras, 44% dos funcionários e 80% dos patrões acham que os não fumantes são mais produtivos.

Parece claro que, um dia, o cigarro será lembrado como uma esquisitice do passado da humanidade.




Fábrica de Cigarros no Rio Grande do Sul.

Fonte: Revista Veja - Ed. 2107

sábado, 4 de abril de 2009

Manual de Brincadeiras


Imagine a cena:
Você e suas crianças vão passar o feriadão de Páscoa no sítio do vovô. Lá fora, chove sem parar. Sem TV a cabo. Na TV aberta, pra variar, muito chato. Internet, o vovô não tem... (ele nem sabe o que é....). Videogame, você esqueceu em casa. O que você faz? Tira da mala o Manual de Brincadeiras que você prudentemente baixou* no Blog e passa um feriadão super divertido com suas crianças!
*Arquivo em pdf
=============
=============
Depois que abrir clique em "Free user", aguarde a contagem e clique em "download".