2. Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.
terça-feira, 31 de março de 2009
Atitudes que favorecem o sucesso dos filhos na escola
2. Abrace-o e deseje coisas boas a ele quando estiver de saída para a aula.
Provinha Brasil
Segurança na Internet
Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. Algumas dicas sempre são úteis:
Muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador de internet e acessar as informações de sua conta.
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a seqüências que misturam letras e números
Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos.
Se ainda assim preferir utilizar o Internet Explorer, use um navegador alternativo nos sites que você considerar suspeitos (páginas que abrem muitas janelas, por exemplo).
Se você usa programas de compartilhamento de arquivos, como eMule, ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo não possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitos vírus e outras pragas se passam por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço.
É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas que contém links para vírus ou outros programas maliciosos.
Mesmo durante uma conversa, se receber um link que não estava esperando, pergunte ao contato se, de fato, ele o enviou. Se ele negar, não clique no link e avise-o de que seu computador pode estar com um vírus.
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal, como mostra a imagem abaixo?
Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? É provável que se trate de um scam, ou seja, um e-mail falso. Acesse o link abaixo para saber como lidar com e-mails falsos:
8 - Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet, principalmente do Internet Explorer. Por isso, evite navegar em sites de conteúdo hacker ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso.
Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de vírus. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo, principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Além disso, use um antispyware com freqüência para tirar arquivos e programas maliciosos de seu computador. Uma boa opção é o Spybot. Assim como o antivírus, o antispyware também deve ser atualizado para que este conheça pragas novas.
Finalizando
Se proteger no "mundo virtual" pode ser um pouco trabalhoso, mas é importante para evitar transtornos maiores. A maioria dos golpes e das "ciladas" pode ser evitada se o usuário estiver atento, por isso é recomendável praticar as dicas mencionadas aqui. Se quiser ir mais a fundo, o InfoWester possui outras matérias que lidam com segurança.
Uma reportagem da tv Cultura em 1990 mostra como foi o primeiro vírus a infectar computadores no Brasil.
domingo, 22 de março de 2009
Dia Mundial da Água
O lançamento de produtos sustentáveis e com tecnologia que confirmam a preocupação com a preservação do meio ambiente. Para se ter uma idéia, a Faber-Castell produz anualmente cerca de 1,8 bilhão de EcoLápis de madeira. Uma parte desse volume é exportada para mais de 70 países.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Pen Clean - Remova vírus do pendrive
A interface do programa é bem simples de utilizar, basta selecionar a unidade, marcar se quer fazer uma verificação completa no computador ou somente na unidade selecionada e clicar no botão “Verificar”. Tudo muito simples e prático.
O programa não precisa de instalação e é free, ou seja, grátis.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Aprenda com as diferenças
E quando ela é portadora de deficiência?
Até pouco tempo, alunos assim estudavam em instituições separadas. Mas isso está mudando, ainda bem!
A inclusão é conseqüência de uma escola democrática.
Muitos pais ainda têm medo de que o ensino piore com a entrada desses alunos, mas isso não acontece. Pelo contrario: todos ganham quando estudam em uma escola inclusiva.
Descubra aqui os motivos:
Estudar em uma escola inclusiva é bom porque seu filho...
Fica mais responsável.
Por quê?
Em uma escola inclusiva, as crianças se preocupam com o bem estar do próximo.
Na prática:
Em salas com crianças portadoras de deficiência auditiva, por exemplo, os outros aprendem que, se não ficarem em silêncio, atrapalham o aprendizado do coleguinha.
Se torna solidário.
Por quê?
Seu filho aprenderá a conviver com as diferenças sem sentir pena.
Na pratica:
Os alunos mesmo se oferecem para ajudar os colegas Em um ambiente assim, seu filho será uma pessoa mais disposta a auxiliar os outros sem esperar nada em troca.
3 – Ganha tolerância.
• Por quê ?
A inclusão mostra que respeitar as diferenças não impede os alunos de criar laços verdadeiros de tolerância e amizade.
• Na prática:
Esperar o coleguinha completar uma atividade, respeitar o tempo que ele leva para sair da sala ou criar brincadeiras das quais ele possa participar são bons exemplos de tolerância.
4 – Aceita todos como iguais.
• Por quê ?
A criança passa a olhar para o próximo não mais como um portador de deficiência, mas como alguém que possui direitos iguais ao dela.
• Na prática:
Engana-se quem pensa que o filho se sentirá incomodado em ter colegas portadores de deficiência. As crianças entendem e aceitam as diferenças com mais facilidade que os adultos.
5 – Desenvolve o espírito de cooperação.
• Por quê ?
Colaborar com os colegas, ensina seu filho a lidar com as dificuldades dele e dos outros. Com o tempo, essa postura cooperativa vira um valor natural.
• Na prática:
Empurrar a cadeira de rodas do amigo, tirar obstáculos da frente para que ele possa passar, ler textos para ele escutar, acompanha-lo durante o recreio, se oferecer para fazer um trabalho em conjunto... Todos esses comportamentos ajudam a tornar mais sólida a amizade entre as crianças.
6 - Aprende a lidar com as frustrações.
• Por quê?
Ao ver um portador de deficiência ser capaz de lidar com as próprias limitações, a criança descobre que as pequenas vitórias podem ser muito importantes na vida.
• Na prática:
Quando seu filho não conseguir completar uma atividade, o time dele perder um campeonato ou ele tirar uma nota ruim numa prova, não se sentirá diminuído nem com a auto estima em baixa. Ele saberá que não há nada demais em pedir ajuda e poderá batalhar por um resultado melhor da próxima vez.
7 – Aumenta o rendimento escolar.
• Por quê?
O compromisso com que o coleguinha que consegue aprender traz benefícios à turma toda.
Na prática:
De acordo com pesquisas, uma classe tem maior rendimento quando sabe ficar em silêncio nas horas certas, participa das atividades e promove a inclusão. E isso se reflete, de maneira positiva, nas notas de todos os alunos!
Sem contar que sendo solidários, as crianças compartilham conhecimentos e, no que tange a aceitação, seu filho passa a olhar todos como iguais e, cooperando, com a prática, ajudar o outro vira algo natural.
“Não basta assegurar o direito à inclusão; é preciso assegurar a inclusão.”
9 Verdades e 1 Mito sobre o IDEB.
2 - Revela se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.
3 - Indica a qualidade de ensino da escola de seu filho, do seu Município e do seu Estado.
4 - Toda escola pública tem uma nota de 0 a 10 no IDEB. Quanto maior a nota, melhor a qualidade do ensino na escola.
5 - Uma nova nota do IDEB é divulgada a cada dois anos.
6 - O ideal seria que toda escola pública tivesse uma nota igual ou superior a 6.
7 - O resultado mais recente do IDEB aponta uma média nacional de 4,2 para as séries iniciais do ensino fundamental;
• 3,8 para as últimas do ensino fundamental;
• 3,5 para a do ensino médio.
8 - Houve uma evolução em relação à nota anterior do IDEB, mas não há o que comemorar. A meta é atingir nota 6 de média em 2022.
9 - Toda escola pública possui uma meta individual no IDEB.
O MITO.
Quem tem filhos em escola particular não precisa saber o que é IDEB.
Educação pública de qualidade é responsabilidade de todos. Verifique o IDEB de sua cidade e cobre os seus governantes.
Galhardo em ação;
terça-feira, 17 de março de 2009
Equipe Gestora - Escola Galhardo
Palavras da Diretora:
Até que enfim temos um Blog. É um sonho acalentado há muito tempo. Queríamos um espaço aberto, isto é, onde todos pudessem ver e participar do cotidiano da nossa querida “Galhardo”... Todos podem e devem acessar, conhecer a cultura, soltar a imaginação. Nós, educadores, queremos os pais como aliados no ensino dos filhos. Nossa Escola visa um ensino de Qualidade. Temos um corpo administrativo empenhado para que tudo aconteça de melhor para nossa instituição, tendo como prioridade, o aluno. Temos também um corpo docente dedicado e atuante, funcionários que executam seu trabalho com responsabilidade, eficiência e amor. Nossa escola procura vivenciar uma realidade onde se busca vencer o desafio de garantir o acesso e a permanência do aluno, com sucesso, bem como a qualidade dos serviços prestados por ela; visto que a sociedade está cada vez mais exigente em relação à formação plena do cidadão consciente, crítico e participativo, em consonância com o que pauta a LDB nº 9.394/96. Para nós, o grande desafio do sistema educacional e dos educadores é fazer com que os alunos tenham sucesso no sentido global, “aprendendo a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”, baseando-se no respeito, na autonomia e na responsabilidade. O Blog foi uma conquista de nossa Escola e, nossa equipe, espera que muitos internautas acessem o nosso portal, nos dêem sugestões, opiniões e que os pais participem ativamente de mais esta conquista.Nilsa Monteiro
Livro de geografia da rede estadual de SP tem dois Paraguais
sexta-feira, 13 de março de 2009
Mutirão de Limpeza contra a Dengue
quinta-feira, 12 de março de 2009
Aulas de Natação e Atletismo
Aulas de Natação:
Este post é apenas para divulgação e não há vinculo entre a escola Galhardo e os professores.
Projeto: A Floresta Poluída
Wall-e significa "Waste Allocation Load Lifter Earth-Class", que significa mais ou menos: empilhadeira de alocação de lixo classe terrestre. Assista ao trailer do filme Wall-e.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Aulas gratuitas de Futsal
Este post é apenas para divulgação e não há vínculo entre o professor e a escola Galhardo.
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Em 2007, foi criado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb ). O indicador, que mede a qualidade da educação, foi pensado para facilitar o entendimento de todos e estabelecido numa escala que vai de zero a dez. A partir deste instrumento, o Ministério da Educação traçou metas de desempenho bianuais para cada escola e cada rede até 2022. O novo indicador utilizou na primeira medição dados que foram levantados em 2005. Dois anos mais tarde, em 2007, ficou provado que unir o país em torno da educação pode trazer resultados efetivos.
A média nacional do Ideb em 2005 foi 3,8 nos primeiros anos do ensino fundamental. Em 2007, essa nota subiu para 4,2, ultrapassando as projeções, que indicavam um crescimento para 3,9 nesse período. O indicador já alcançou a meta para 2009. Se o ritmo for mantido, o Brasil chegará a uma média superior a 6,0 em 2022. É o mesmo que dizer que teremos uma educação compatível com países de primeiro mundo antes do previsto.
Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep /MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do Ideb em seus resultados educacionais. Seis foi a nota obtida pelos países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
A partir da análise dos indicadores do Ideb, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso Todos pela Educação e da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Em 2008, todos os 5.563 municípios brasileiros aderiram ao compromisso. O ministro da Educação, Fernando Haddad, telefonou pessoalmente para os 15 últimos prefeitos que ainda não haviam assinado o termo de adesão. No dia 30 de julho deste ano, foi completada a inscrição de 100% dos municípios brasileiros. Assim, todos os municípios e estados do Brasil se comprometeram a atingir metas como a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, oito anos de idade.
O MEC dispõe de recursos adicionais aos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para investir nas ações de melhoria do Ideb. O Compromisso Todos pela Educação propõe diretrizes e estabelece metas para o Ideb das escolas e das redes municipais e estaduais de ensino.
Assessoria de Comunicação Social
terça-feira, 10 de março de 2009
O Ensino Fundamental de 9 Anos
Conforme recentes pesquisas do IBGE, Censo Demográfico 2000, reforça o propósito de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, uma vez que permite aumentar o número de crianças incluídas no sistema educacional.
Crianças da escola pública deverão ser as mais beneficiadas, uma vez que as da classe média e alta já se encontram majoritariamente incorporadas ao sistema de ensino – na pré-escola ou na primeira série do Ensino Fundamental.
No entanto, não se trata de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, mas de conceber uma nova estrutura de organização dos conteúdos em um Ensino Fundamental de nove anos, considerando o perfil de seus alunos.
O objetivo de um maior número de anos de ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças que tenham um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem ampla. É evidente que a maior aprendizagem não depende do aumento do tempo de permanência na escola, mas sim do emprego eficaz do tempo. A associação de ambos deve contribuir significativamente para que os educandos aprendam mais.
Seu ingresso no Ensino Fundamental obrigatório não pode constituir-se em medida meramente administrativa. O cuidado na seqüência do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos de idade implica o conhecimento e a atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas. As orientações pedagógicas, por sua vez, estarão atentas a essas características para que as crianças sejam respeitadas como sujeitos do aprendizado.
Clique aqui para ver na integra as orientações gerais.
Clique aqui para ver o Relatório do Programa.
segunda-feira, 9 de março de 2009
Entrega Kit Escolar
Neste ano a novidade foi a mochila com o personagem de sustentabilidade do grupo. O pátio da escola virou passarela, onde as crianças desfilaram mostrando o novo modelo da bolsa que vira uma mochila, não mais um embornal, como era o ano passado. Ao todo cerca de 20 mil alunos de 72 escolas de cinco estados em que o grupo está presente receberão o kit escolar e entre elas a EMEF Prof. José Benedito Averaldo Galhardo e as escolas vinculadas como a PEM Deonice Gomes Correa de Carvalho e a PEM Maria Senna Bitencourt. A volta às aulas, no início do ano letivo, é marcada pela entrega do kit composto por cadernos, lápis, borracha, canetas, apontador, régua, caixa de giz de cera e de lápis de cor, mochila, tesoura e cola.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Quem foi professor Galhardo
Iniciou seus estudos no grupo escolar “Dr. Flamínio Lessa”, transferindo-se, depois, para a então Escola Normal “Conselheiro Rodrigues Alves”.
Em 1953 forma-se professor primário em primeiro lugar sendo, por isso, contemplado com a cadeira-prêmio no Grupo Escolar no Bairro de Santa Rita, na cidade de Aparecida, onde toma posse dia 21 de setembro, dia da árvore.
Em 1969, brilhantemente, forma-se advogado na faculdade de direito de Taubaté.
Esposo de Ilka, pai estremoso de José Benedito e Gisele Beatriz, continua Galhardo na sua missão de luta e trabalho pela educação.
Exerce a função de professor primário no Grupo Escolar “Dr. Flamínio Lessa”.
Em 1970 é nomeado Diretor do Departamento de Educação de nossa prefeitura municipal.
É escolhido, merecidamente, o primeiro presidente de nosso MOBRAL ( Movimento Brasileiro de Alfabetização).
Seu apego à sua terra natal não lhe permite aproveitar as oportunidades rendosas que lhe são oferecidas longe de Guaratinguetá.
Seu amor às crianças o mantém preso ao magistério primário e o trasnforma numa força sempre dedicada à causa de ensino.
No entanto, desde muito cedo, a sombra amarga e perigosa de uma enfermidade, nunca diagnosticada, ataca-o, impiedosamente desde a adolescência e aos quarenta e dois anos de idade, tão jovem, tão cheio de sonhos, tão disposto a realizar mais e mais, tem sua vida ceifada. É o dia 19 de dezembro de 1972.